-
Arquitetos: Forgas Arquitectes, Gammarquitectura
- Área: 1210 m²
- Ano: 2021
-
Fotografias:Simón García
-
Fabricantes: Aguilar, Breinco, Calaf, Celenit, Sate
Descrição enviada pela equipe de projeto. O projeto consiste na construção de 16 lares de acolhimento que atendem idosos que podem viver sozinhos, pessoas com alguma deficiência ou pessoas em situações que possam necessitar de alojamento temporário.
O terreno, localizado na área de expansão urbana tradicional da cidade, encontra-se entre medianeiras, com largura de 20m, profundidade edificável de 15m e altura de PB+2.
Quanto ao programa, os apartamentos situam-se no térreo e nos dois pavimentos superiores, enquanto os espaços comuns como refeitório, escritório, sala de estar, lavanderia, estão localizados no P-1, com acesso para o pátio posterior.
As moradias (10 de 36 m2, 5 de 44 m2 e 1 de 61 m2) respondem a três programas diferentes, mas seguem uma tipologia semelhante: um espaço comum que integra cozinha-sala de jantar-sala de estar e que distribui o acesso ao restante dos ambientes.
A composição das fachadas parte do reconhecimento do entorno, optando por aberturas em forma de varandas para poder criar floreiras que dão alegria aos apartamentos e vida à rua. Propõe-se a incorporação de proteções solares ajustáveis para os vidros que permitem a luz solar no inverno e a evitam no verão.